Meriva Clube NewsPad

Um pouco sobre a Meriva Easytronic

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Como sempre alguém me pergunta sobre o Câmbio Easytronic da Meriva, resolvi criar esse pequeno texto para ajudar a todos.

A transmissão usada pela Meriva é uma Transmissão Automatizada, conhecida como Easytronic.

Trata de uma Transmissão Manual Automatizada onde o sistema permite que o motorista dirija seu veículo confortavelmente, pois elimina o pedal de embreagem e permite a escolha de dois modos de condução: sequencial e automatizado.

No modo sequencial o motorista pode utilizar a alavanca para a troca das marchas manualmente, vem caracterizado pela letra “M” de manual. Nele acionando o “+” do câmbio você aumenta as marchas e acionando o “-” faz o oposto.

Já no modo automatizado, um “cérebro” atua na embreagem e graças a sensores de velocidade e rotação do motor, escolhe o melhor momento para a troca das marchas.

O carro tem a marcha “R” que é a Ré, e vem com um botão com a letra “S” de modo Esportivo (que aciona as rotações mais fortes).

Agora vamos tirar algumas dúvidas:

1 - Esse é um câmbio ruim, problemático?

Resposta: Não, apesar de não ser um câmbio moderno ele é um bom câmbio. Como qualquer carro automático ou automatizado a manutenção do câmbio ou da embreagem é mais cara do que a do carro manual. Sabendo usar e estando com a manutenção em dia não vai ter problema.

2 – Se der problema posso mudar para o câmbio manual?

Resposta: Sim, caso você tenha algum problema pode mudar para o câmbio manual, algumas pessoas fazem isso para economizar pois não deram sorte ou não se adaptaram com o câmbio Easytronic.

O único problema é a desvalorização na hora da venda e como qualquer serviço mais “agressivo” de ter ficado bom essa mudança. Talvez além da perda de dinheiro você também não encontre um comprador tão rápido devido a essa mudança.

3 – E sobre esses trancos que o pessoal fala que o carro dá?

Resposta: Diferente do carro manual, no automático se você meter o pé no acelerador com tudo a chance de dar tranco existe. No câmbio automático você pode pisar suavemente no acelerador que o carro responde e não da nenhum tranco.

4 – Mas eu já li vários relatos de problemas desse câmbio, o que você me diz disso?

Resposta: Qualquer tipo de câmbio automático se você for pesquisar vai encontrar ao menos 20% das pessoas reclamando, é algo “normal”. Uns realmente pegaram o carro com problema, não tiveram sorte, outros não se adaptaram e tem aqueles que nem sabem usar direito o câmbio. Portanto não se prenda nesses comentários para decidir na hora da compra de um carro automático.

 

Espero que tenham gostado e visitem também nosso fórum: http://forum.merivaclube.com

 

 

  Compartilhar Post   

Visualizar a Postagens Postagens


Deixe um comentario