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Conhecendo o Câmbio Easytronic do Chevrolet Meriva

Wednesday, May 23, 2018

Para deixar o Meriva mais competitivo e de olho na concorrência, a GM comercializa versão com câmbio automatizado do monovolume. Foi o primeiro modelo da marca no Brasil a receber esse equipamento.
 
Desenvolvida pela Opel na Alemanha, a transmissão automatizada é na verdade um câmbio manual, mas com gerenciamento eletrônico, que elimina o pedal da embreagem e tem a vantagem de ser 26 quilos mais leve do que o conjunto automático e apenas três quilos mais pesada em relação ao câmbio convencional. Quando o motorista escolhe a opção automática, o sistema atua na embreagem e, por meio de sensores de velocidade e rotação do motor escolhe o momento adequado para trocar as marchas, sempre segundo a GM visando à economia de combustível. Existe também a opção Sport, que pode ser acionada por um botão na base da alavanca e muda as marchas em um regime de rotação mais elevado; e a possibilidade do kickdown, levando o pedal do acelerador até o fundo, para reduzir as marchas.
 
Assim como o sistema automático, o Easytronic possibilita trocas manuais seqüenciais. Basta o motorista deslocar a alavanca para o lado esquerdo e empurrá-la para a frente, para engatar marchas para cima, e para trás, para reduzir. As principais vantagens desse sistema são: custa, quase a metade de uma transmissão automática; dispensa o pedal da embreagem, que reduz o esforço do condutor e possibilita trocas manuais ou automáticas, o que permite escolher o ritmo de viagem. No modo de troca manual, o motorista tem que aliviar um pouco o acelerador, durante as trocas, para não provocar trancos. O sistema também não evita que as rodas patinem em saídas com piso molhado, nem as famosas queimadas de embreagem.
 
 
O câmbio automatizado é opção interessante para quem roda muito no conturbado trânsito das grandes cidades, evitando as inúmeras trocas de marcha. Para não causar confusão, o sistema sempre posiciona o câmbio na primeira marcha, quando o motorista para o carro ou diminui muito a velocidade, e somente permite que o motor seja ligado se a alavanca estiver em neutro (ponto morto) e o pedal de freio acionado. O Easytronic também é alternativa importante para os portadores de necessidades especiais, que podem adquirir veículos com algumas isenções de impostos.
 
Quanto ao consumo, embora o sistema seja direcionado para a economia de combustível, a redução vai depender do modo de dirigir do motorista. De acordo com os números da GM, o consumo é praticamente igual ao do modelo com câmbio manual. De resto, o Meriva é o mesmo, com bom espaço interno, porta-malas modesto e boa visibilidade.
 
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